A artrose das articulações é uma doença degenerativa (ou metabólica), isto é, não -inflamatória. Mas as causas da artrose das articulações não são totalmente estudadas pela medicina oficial. As versões são apresentadas com o excesso de peso, idade, distúrbios metabólicos em tecidos (músculos) e articulações, desgaste prematuro da cartilagem, cargas pequenas, cargas grandes e assim por diante, genética e assim por diante, contribuindo para a artrose. Ou seja, não está claro o que influenciar para tratar e prevenir efetivamente a artrose da articulação do joelho.

De fato, (e isso é confirmado por literatura médica e experiência baseadas em evidências), a artrose é uma conseqüência da doença dos músculos interessados (músculos que se espalham por uma articulação específica). Os músculos doentes em um estado de compressão constante carregam excesso de pressão na articulação, causando seu aumento do desgaste.
Artrose da articulação do joelho - o que é?
The arthrosis of the knee (like any other) joint is differently called deforming osteo arthrosis (that is, the degeneration of cartilage and bone) is the progressive degenerative -dystrophic lesion of the cartilaginous and bone (near cartilage) tissue, its erasure and reduction, which leads to the dysfunction of the joint (limiting mobility in the joint) and causes mobility) Sensations of graus variados de intensidade.
Syple, este é o desgaste da articulação, significa que o desgaste do tecido cartilaginoso, que deve garantir uma deslizamento suave das superfícies articulares em relação uma à outra, e as estruturas ósseas nas quais a cartilagem está localizada. Todo esse processo é acompanhado por um estreitamento do espaço intermediário e pela perda de elasticidade do aparato ligamentar.
Artrose da articulação do joelho: sintomas
Muitas vezes, a doença prossegue assintomática e só pode ser detectada em uma ressonância magnética. Em seu estágio "maduro" da doença, ela pode se sentir sentida aumentando as dores na área problemática e as restrições motoras na articulação. Ao mesmo tempo, a artrose é um problema comum e ocorre em 70% de todas as lesões articulares. É impossível chamar a causa do desenvolvimento da doença, mas existem certos fatores que geralmente se tornam um catalisador para a artrose.
Os principais sintomas de artrose da articulação do joelho incluem:
- Dor na articulação do joelho de diferentes intensidade e duração
- A rigidez da articulação do joelho é a incapacidade de endireitar completamente ou dobrar a perna na articulação do joelho (às vezes é impossível agachar -se)
- Cliques e trituração na articulação do joelho. Acredita -se que a articulação perde o líquido e as superfícies articulares deslizam relativamente em relação uma à outra, isso pode ser acompanhado por um som característico

Artrose da articulação do joelho: razões
No entanto, especialistas estreitos de perfil acreditam que a principal causa de artrose das articulações é a síndrome miofascial, que se manifesta por uma doença dos músculos que se sobrepõem através de uma articulação interessada (pontos de gatilho).
O ponto de gatilho é um foco de tensão nas fibras musculares, que é ativado sob certas condições e manifestado pela dor aguda. É precisamente por gatilho que a síndrome miofascial é reconhecida. No caso de pontos de gatilho, a elasticidade do músculo é perdida, devido à qual a mobilidade da articulação diminui. Eles surgem como resultado de lesão, bem como com sobrecarga de músculos intensivos ou crônicos, estadia prolongada em um estado imobilizado.
Os músculos estão em um estado de contratação (compressão constante) e esse excesso de compressão está na articulação interessada (no nosso caso, na articulação do joelho).
Artrose da articulação do joelho e artrite, qual é a diferença?
Para entender a causa e a natureza do curso da doença, é muito importante determinar a diferença entre artrose e artrite. Sua principal diferença é que a natureza da artrose não é inflamatória, enquanto a artrite é uma patologia inflamatória. Ao mesmo tempo, os processos inflamatórios são de natureza sistêmica e se espalham para todo o organismo.
A artrose é uma patologia metabólica causada por distúrbios metabólicos no corpo. A síndrome da dor na artrose ocorre em condições combinadas - pontos de disparo e vários distúrbios articulares. A eliminação dos pontos de gatilho liderará, se não para concluir a recuperação, para uma melhoria significativa na condição geral.

O principal critério da artrite da articulação do joelho é a presença de um agente de inflamação - ou seja, vírus, infecção, fungo, bactérias. Além disso, pode haver qualquer local de localização de um agente infeccioso. Muitas vezes, a gonorréia ou outras infecções sexuais podem entrar em uma forma crônica e dar complicações às articulações.
Com artrite da articulação do joelho, é observada vermelhidão da pele ao redor das articulações, inchaço e aumento das articulações nos volumes, é observado um aumento na temperatura de todo o corpo e a articulação localmente. Com a artrose da articulação do joelho, esses sintomas geralmente não são. No entanto, artrose e artrite podem ser encontradas combinadas.
4 estágios de artrose da articulação do joelho
Se, se a artrose for detectada, para não iniciar seu tratamento abrangente, com o tempo a doença começará a progredir e os sintomas irão agravar. O diagnóstico oportuno e a terapia adequada, que combinam efetivamente com outros métodos de tratamento, melhorarão significativamente a condição geral do paciente e evitarão tratamento prolongado, doloroso e caro.
Os 3 (4) estágios do desenvolvimento da artrose da articulação do joelho são oficialmente distinguidos:
- 1 grau. Este é um período de tempo desde o aparecimento dos primeiros sintomas de artrose até suas manifestações visíveis, que já podem ser detectadas durante o exame inicial ou em uma raiz X. A condição do paciente é caracterizada por sensações dolorosas de intensidade diferente que ocorrem durante o movimento.
- 2 grau. O paciente experimenta desconforto e dor de "tiro" em cargas pequenas. Os movimentos humanos podem ser acompanhados por uma crise no joelho ao caminhar, agachamentos, etc. É possível reduzir a mobilidade da articulação do joelho. A área afetada pela artrose parece visualmente deformada e aumentou de tamanho.
- 3 graus. Praticamente não há tecido de cartilagem dentro da articulação. Com uma forma particularmente avançada, pode ocorrer imobilização completa do membro. É difícil para o paciente adotar uma situação em que se sentiria confortável, movendo -se sem meios auxiliares se torna quase impossível.
- Além disso, o quarto estágio da artrose da articulação do joelho pode ser distinguido separadamente. Essa condição é uma destruição completa, o que leva ao fato de que a articulação perde completamente sua funcionalidade. Ao mesmo tempo, o paciente experimenta o “bloqueio da articulação” - síndrome da dor aguda.

Diagnóstico de artrose da articulação do joelho
A artrose é uma doença crônica, cujo tratamento é abrangente e regular. Portanto, o diagnóstico oportuno e a terapia adequada permitirão que o paciente minimize os danos à articulação da articulação do joelho.
O diagnóstico de artrose também é complicado pelo fato de que a doença pode ser frequentemente assintomática. No entanto, na presença de sensações dolorosas, o médico após o exame pode prescrever radiografia. E embora seus resultados nem sempre possam ser indicativos, eles dão uma idéia geral de quanto a doença "avançou adiante".
Dados mais precisos podem ser obtidos, graças aos métodos de diagnóstico modernos - ultrassom, ressonância magnética, etc.
No entanto, nem sempre as alterações na ressonância magnética correspondem às sensações e queixas do paciente. Acontece que, na imagem da articulação do joelho, há alterações degenerativas-distróficas na própria cartilagem e no menisco e nos ligamentos, mas não há queixas. E vice -versa, há dor e outros sintomas e, na folha de exame, tudo é normal.
Lembre -se de que, com a artrose da articulação do joelho, é importante diagnosticar os músculos do quadril (músculos da perna, o quadríceps da coxa) para a presença de pontos de gatilho miofascial, que em 80% dos casos dão dor e levam a mudanças nas figuras da articulação.
IMPORTANTE: Se o paciente tiver psoríase, a artrose pode ser a gênese psoriática.
Métodos ineficazes para tratar a artrose da articulação do joelho

Todos os métodos oficiais de tratamento da artrose são divididos em:
- não -farmacológico;
- farmacológico;
- Cirúrgico.
A intervenção cirúrgica é uma medida necessária no estágio avançado da doença. A operação é realizada para substituir a junta destruída por um análogo sintético.
Os médicos praticantes, em regra, prescrevem vários fisioterapeutas e terapia de exercícios (educação física de fisioterapia) para tratar a artrose da articulação do joelho. No entanto, os exercícios de força exacerbam apenas o curso da doença, ativando pontos de gatilho, aumentando a dor, etc. Portanto, esse método de terapia é ineficaz.
Os khondroprotectores merecem atenção especial. Acredita -se que as drogas desta classe restaurem a cartilagem. Em primeiro lugar, a base de evidências desses medicamentos é de natureza duvidosa, porque esses estudos desses medicamentos caros são realizados pelos próprios fabricantes. Em segundo lugar, é um tratamento sintomático, ou seja, é destinado à investigação, não ao motivo. O motivo é a doença muscular.
A artrose das articulações é uma doença degenerativa, ou seja, não inflamatória. Mas as causas da artrose das articulações não são totalmente estudadas pela medicina oficial.
As versões são apresentadas com o excesso de peso, idade, distúrbios metabólicos em tecidos (músculos) e articulações, desgaste prematuro da cartilagem, cargas pequenas, cargas grandes e assim por diante, genética e assim por diante, contribuindo para a artrose. Ou seja, não está claro o que influenciar para tratar e prevenir efetivamente a artrose da articulação do joelho.
De fato, (e isso é confirmado por literatura médica e experiência baseadas em evidências), a artrose é uma conseqüência da doença dos músculos interessados (músculos que são jogados através de uma articulação específica). Os músculos doentes em um estado de compressão constante carregam excesso de pressão na articulação, causando seu aumento do desgaste.
Tratamento eficaz da artrose da articulação do joelho
A terapia adequada da artrose da articulação do joelho deve ser sistêmica e complexa. Baseia -se precisamente no tratamento dos músculos e inclui tomar medicamentos (para ajustar fatores agravantes e prejudiciais para MFs) e fisioterapia devidamente selecionada dos músculos da articulação e do quadril do joelho) e, é claro, massagem miofascial.

Os métodos mais eficazes para o tratamento de TT são:
- massagem profunda;
- Pontos de gatilho de relevo
- Terapia com ondas de choque
- Relaxamento pós -isométrico.
Além do músculo da coxa anterior, também é feita massagem nos músculos dos sinergistas e antagonistas. Ao mesmo tempo, o próprio patela não é massageado - o especialista em massagem faz com que a ênfase principal seja precisamente nos músculos.
A massagem principal "dispositivo" é as mãos do mestre. Para auto -massagem, vários dispositivos são usados que contribuem para aumentar a eficácia do procedimento.
Terapia de exercício para artrose da articulação do joelho
O estágio final da terapia é o desempenho dos exercícios para esticar a superfície superior (frontal) da coxa. É importante que você sinta a tensão no local onde você massageia.
Ao prescrever e executar exercícios de fisioterapia com artrose da articulação do joelho, é importante entender o princípio básico - ou seja, por que esses exercícios são realizados (para que finalidade). O principal objetivo é esticar todas as fibras musculares abreviadas (cólicas) para que o músculo possa se esticar completamente em seu volume anatômico de movimento.
Prevenção da artrose da articulação do joelho
No tratamento da doença, é importante observar medidas preventivas que incluem as seguintes ações:
- Compilação da dieta correta: seu menu diário deve ser equilibrado e rico em rastreamento, proteínas e vitaminas. Afinal, a falta de alimentos como cálcio, magnésio e zinco leva ao agravamento da síndrome miofascial;
- Atividade física moderada: tente não carregar a articulação do joelho desnecessariamente e evitar seus danos traumáticos. Se o músculo estiver em uma posição estática por um longo tempo - isso contribui para a formação de gatilhos;
- Recusa de maus hábitos: leve um estilo de vida saudável, siga seu peso;
- Terapia complexa: combine métodos populares de tratamento com auxiliar.
Métodos auxiliares para tratar a artrose da articulação do joelho

O tratamento da artrose da articulação do joelho será especialmente eficaz se for combinado com métodos auxiliares de terapia. Considere o mais popular deles.
- Terapia a laser. Este procedimento é considerado o mais popular e comum entre os pacientes que sofrem de artrose da articulação do joelho. O efeito terapêutico é alcançado devido à expansão reflexa dos vasos sanguíneos acima do foco do processo patológico no músculo. Isso contribui para a normalização do metabolismo (não se esqueça, a artrose é uma doença metabólica) e ajuda a reduzir a síndrome da dor.
- Crioterapia. Este método não é tão popular quanto o anterior. No entanto, sua eficácia é bastante alta. Devido à exposição local a baixas temperaturas, a dor na área do problema é significativamente reduzida e a formação de substâncias biologicamente ativas diminui, levando ao agravamento da doença. Os procedimentos de crioterapia contribuem para a ativação dos processos de fluxo sanguíneo e recuperação na articulação.
- Balneotherapia. É realizado em condições de resistência ao sanatório. Aquário da artrose implica o uso de banhos médicos - com esta doença, os banhos de radônio são considerados os mais eficazes. O efeito terapêutico dos procedimentos é uma melhoria nos processos metabólicos na articulação.
A terapia complexa em combinação com a auto -massagem melhorará a condição geral com artrose e minimizará os possíveis riscos de destruição completa da articulação. O principal é aderir às recomendações dos especialistas, seguir as medidas preventivas e combinar a terapia principal com outros métodos de tratamento.