A artrose é uma doença crônica na qual ocorrem alterações degenerativas-distróficas nas articulações. A artrose pode interromper a função da articulação e, nos estágios posteriores, pode ocorrer destruição completa das articulações e perda de funções motoras.
Artrose em mulheres

A predisposição à artrose é transmitida geneticamente. Características ou defeitos inatos da estrutura do tecido e articulações conjuntivos (displasia) podem afetar o desenvolvimento da doença, especialmente em combinação com fatores adquiridos. Entre os últimos, pode haver lesões, obesidade e outras doenças.
Aos 45 anos, a artrose é diagnosticada em 2-3% das mulheres, mas essa porcentagem aumenta em mais de 10 vezes no intervalo de idade de 45 para 60 anos. Depois de atingir 65 anos, os sintomas de artrose são encontrados em 70% das mulheres. Os homens sofrem dessa doença com menos frequência.
Artrose em mulheres grávidas
A artrose em mulheres grávidas pode complicar significativamente a influência de uma criança. E não apenas porque, devido ao aumento inevitável do peso corporal, a carga nas articulações aumenta significativamente. Durante a gravidez, é necessário excluir ou reduzir significativamente o uso de certos medicamentos usados para tratar a artrose.
Portanto, a gravidez em uma mulher com artrose das articulações é realizada na interação estreita de um ginecologista, ortopédico e reumatologista. Os médicos resolvem conjuntamente questões relacionadas ao plano de tratamento de artrose, tomando medicamentos, prescrevendo um regime especial. Talvez uma mulher grávida precise usar dispositivos ortopédicos especiais projetados para facilitar o curso da artrose e não interferir no rolamento fetal.
Artrose em mulheres na menopausa
Mulheres cujo organismo está incluído no período de menopausa cai em risco de artrose das articulações devido a alterações no fundo hormonal. A saúde dos ossos, articulações e ligamentos depende do nível de estrogênio. Uma diminuição no nível de hormônios femininos, associada ao início da menopausa, pode levar não apenas à osteoporose, mas também ao início de alterações degenerativas nas articulações e ao desenvolvimento da artrose.
Artrose em homens
Muitas vezes, a artrose das articulações se desenvolve na idade adulta em homens que abusam de alguns tipos de exercícios físicos. Especialmente isso acontece após uma longa pausa nos esportes. Para devolver a forma física anterior, um homem pode tentar se envolver na intensidade anterior. Mas a carga excessiva leva a artrose mais rapidamente do que os músculos em relevo aparecem.
Artrose em crianças

Em tenra idade, a artrose das articulações é rara, mas, no entanto, esse diagnóstico em crianças também é encontrado.
Artrose em crianças pequenas
A probabilidade de artrose em tenra idade aumenta se a criança tiver distúrbios congênitos da estrutura do sistema ósseo. Isso pode ser displasia da articulação do quadril ou defeitos da estrutura das articulações da coluna, cotovelo ou articulação do joelho. Uma mudança na geometria da articulação articular causa a ocorrência de uma sobrecarga, agindo adversamente nos componentes da articulação. Ao mesmo tempo, os músculos ainda não foram desenvolvidos o suficiente para compensar os defeitos da estrutura.
Artrose em adolescentes
Na adolescência, a artrose pode estar associada a lesões recebidas durante os esportes ou jogos ao ar livre. Outro motivo é uma dieta equilibrada suficiente, a reestruturação hormonal da puberdade, o rápido crescimento dos ossos com o atraso de aumentar a massa e a força dos músculos.
Artrose das articulações das extremidades inferiores
Na maioria das vezes, grandes articulações das extremidades inferiores sofrem de artrose. Mas também há danos às articulações menores: por exemplo, artrose das articulações dos dedos no pé.
Artrose da articulação do joelho (gonartrose)

A artrose do joelho é frequentemente encontrada em homens que praticam esportes com cargas pesadas. Uma quantidade sábia de agachamentos, com ou sem ponderação, pode usar rapidamente a camada de cartilagem e causar artrose da articulação do joelho.
Os primeiros sinais alarmantes de artrose da articulação do joelho são a trituração característica e os cliques na junta ao se mover. A dor ocorre mais tarde, por causa da qual o paciente não percebe as mudanças degenerativas em andamento por um longo tempo.
Com o tratamento oportuno, a artrose da articulação do joelho pode ser derrotada ou pelo menos suspender o desenvolvimento da doença.
Artrose da articulação do tornozelo (Cruzartrose)

A junta do tornozelo é muito móvel e desempenha funções importantes ao caminhar, correr e pular. A artrose da articulação do tornozelo é capaz de levar uma pessoa à deficiência em apenas alguns anos, se o tratamento não for iniciado em tempo hábil.
Mas o diagnóstico precoce de artrose da articulação do tornozelo permanece problemático, pois não há terminações nervosas na própria cartilagem e, por muito tempo, a dor não é sentida. Mudanças patológicas se desenvolvem, quase de maneira alguma para se sentir sentido. Nos estágios iniciais da artrose da articulação do tornozelo, em regra, é detectada por acidente.
Artrose da articulação do quadril (coxartrose)
A coksartrose, ou artrose da articulação do quadril, pertence às lesões mais comuns e mais graves das articulações das extremidades inferiores. Como regra, a dor está ausente por um longo tempo. A dor já aparece quando a articulação é significativamente destruída. Isso é muito perigoso, pois é a articulação do quadril que carrega a carga principal associada à massa corporal.
Artrose das articulações do pé
Embora a artrose geralmente afete as articulações grandes, as articulações menores também podem sofrer. A razão para o desenvolvimento da artrose das articulações do pé pode ser lesões, distúrbios congênitos na estrutura dos membros, pés planos, sapatos desconfortáveis, trabalho em que uma pessoa passa muito tempo nos pés. Freqüentemente, o desenvolvimento da artrose do pé pode provocar doenças vasculares, devido às quais o suprimento sanguíneo ao membro é perturbado, bem como doenças endócrinas e metabólicas.
Um osso saliente na base do polegar muitas vezes aparece precisamente devido à artrose das articulações dos dedos. Após a deformação da primeira junta, a propagação do processo para outros dedos pode seguir.
Artrose das articulações das extremidades superiores
Embora os membros superiores sejam responsáveis por uma carga mais baixa do que na artrose inferior das articulações das mãos, causa muitos problemas ao paciente.
Artrose das articulações do pincel
As estatísticas dizem: Esse tipo de artrose é encontrado em mulheres com muito mais frequência do que nos homens. E se manifesta, em regra, após o início da menopausa, embora os primeiros sintomas da artrose possam aparecer anteriormente.
É precisamente a artrose das articulações dos dedos que desfiguram as mãos, fazendo as articulações com monte, inchado e os dedos - curvas.
A deformação articular é muito mal afetada por habilidades motoras finas. Torna -se difícil não apenas segurar objetos pequenos em suas mãos, colocar um fio em uma agulha, tricotar e escrever. Durante os períodos de exacerbações, os dedos doloridos não conseguem segurar a colher, e a xícara de chá deve ser levantada com as duas mãos, e então ela pode escorregar.
Artrose da junta do cotovelo

Esse tipo de artrose articular é relativamente rara. Normalmente, a causa do desenvolvimento da doença está nas lesões, doenças inflamatórias, trabalho duro, entusiasmo excessivo por alguns esportes.
Embora a articulação do cotovelo geralmente não tenha cargas significativas, as mudanças causadas pela artrose podem interferir completamente na vida normal. A violação da mobilidade pode até privar uma pessoa da capacidade de executar a ação usual na vida de, incluindo atender suas próprias necessidades.
Artrose da articulação do ombro
A artrose da articulação do ombro não é muito comum. Se, no estágio inicial do desenvolvimento da artrose da articulação do ombro, a dor aparecer relativamente raramente, então, à medida que a articulação destrói a situação, a situação piora.
A mão se torna dolorosa para levantar e girar, a dor se intensifica quando fortemente levantadas e as mudanças climáticas. A dor a pé não permite dormir: o paciente não consegue encontrar a posição do corpo em que o ombro não doeu.
Artrose da articulação temporomandibular

Se a artrose das articulações da mão puder interferir no paciente para transmitir uma colher com comida à boca, a artrose da articulação temporomandibular (TMS) impede a boca. Mas isso está na última etapa da doença, quando a articulação da mandíbula passou por uma destruição significativa, e os crescimentos ósseos a privam de mobilidade.
A causa da doença é uma violação da mordida, congênita ou adquirida devido à destruição ou perda de dentes. O desenvolvimento da artrose pode causar lesões, processos inflamatórios na articulação.
Artrose das articulações da coluna (espondilartrose)

A artrose das articulações do pescoço se desenvolve devido a uma violação da estrutura dos ossos e da cartilagem; Devido a uma longa estadia na posição errada do corpo durante a operação. O motivo pode ser lesões, inflamação, trabalho duro, violação do suprimento de sangue na coluna vertebral e muitos outros fatores.
A artrose das articulações da coluna vertebral é perigosa, pois a deformação das articulações pode levar à compressão das fibras nervosas, os vasos sanguíneos, que, por sua vez, podem causar vários sintomas patológicos. Essas são dores de cabeça frequentes, enxaqueca (significando a síndrome da artéria vertebral ou a “enxaqueca cervical”, hipertensão, fraqueza e fadiga rápida, etc. A compressão dos vasos sanguíneos e as fibras nervosas pode ocorrer com a artrose espondil do 2º grau.
Sintomas de artrose
Sintomas de artrose das articulações das pernas

A dor, em regra, está ausente nos estágios iniciais da doença. Mas você pode ver que, ao se mover, a articulação pode clicar, rachar e, às vezes, muito alto.
Se a artrose não for tratada, o movimento sem bengala ou muletas pode se tornar problemático. E nos casos mais graves, o paciente perde completamente a capacidade de se mover de forma independente. A gonartrose, a artrose das articulações do quadril e do tornozelo são especialmente difíceis.
Sintomas de artrose das articulações

A artrose das articulações da mão se manifesta na deformação dos dedos: eles podem dobrar, as articulações inchando, espessamentos e colinas aparecem neles. Durante a exacerbação, as articulações doloridas se tornam quentes e dolorosas. A artrose dos dedos impede os movimentos exatos, os dedos obedecem mal.
São expressos sintomas de artrose da articulação do ombro, entre outras coisas, na limitação da mobilidade. Se uma articulação saudável do ombro tiver a capacidade de fazer uma variedade de movimentos com uma grande amplitude, então com a artrose da articulação do ombro, pode se tornar impossível até mesmo levantar a mão.
Sintomas de artrose da articulação temporomandibular
Os sintomas de artrose da carta da mandíbula não são muito diferentes dos outros. Isso está estalando durante o movimento, limitando a mobilidade da articulação. Além disso, na ausência de tratamento, o paciente geralmente pode perder a capacidade de abrir a boca e até falar claramente. À medida que a doença se desenvolve, a dor aparece, aumentando da carga e durante o clima frio e frio.
Sintomas de espondilartrose
Nos estágios iniciais, a artrose espondil se manifesta apenas por algum desconforto nas costas. As sensações desagradáveis fazem do paciente mais frequentemente do que o normal, mude a posição do corpo. À medida que a doença se desenvolve, a dor aparece. No começo, não é forte, mas muito teimoso e intrusivo, e então pode se tornar constante e cansativo.
Formas de artrose
Artrose primária e secundária
Primário, ou idiopático, é chamado de artrose, cujas causas do desenvolvimento não podem ser detectadas. Isso se aplica às formas hereditárias de artrose, incluindo.
A artrose secundária se desenvolve como resultado de vários processos patológicos no corpo que podem causar alterações nas articulações. Pode ser lesões, um estilo de vida errado, trabalho duro ou doença. Em particular, a artrose pode se desenvolver após sofrer inflamação articular, bem como devido a doenças do sistema vascular, distúrbios endócrinos e doenças autoimunes. A artrose pode levar a diabetes mellitus, gota, obliteração de endarterite, etc.
Artrose localizada e generalizada
A artrose localizada é caracterizada pela propagação do processo por 1-2 articulações. A artrose localizada inclui artrose da articulação do quadril, gonartrose, cruartrose, artrose da articulação temporomandibular, etc.
As causas da artrose

As causas da artrose primária
A artrose primária pode se desenvolver por razões obscuras, que nem sempre são possíveis para detectar. Os famosos fatores de risco incluem características congênitas e geneticamente transmitidas do corpo.
Construindo anomalias
A estrutura do esqueleto, ossos e ligamentos desempenha um grande papel no desenvolvimento da artrose. Isso pode ser devido a violações da estrutura dos ossos, cartilagem e tecidos conjuntivos e com a formação inadequada de ossos e articulações.
Predisposição hereditária
Os distúrbios genéticos podem levar a distúrbios nos processos da síntese de substâncias que são cartilagem, tecido conjuntivo ou fluido articular.
As causas da artrose secundária
Ferimentos
Como resultado de fraturas, rachaduras e fusão incorreta, a forma natural da articulação pode mudar, seu suprimento sanguíneo para ela pode ser perturbado. É por isso que a razão para o desenvolvimento da artrose de articulações grandes e pequenas em 20 a 30% dos casos são as lesões.
Carga excessiva
Com muita atividade física da superfície das articulações articulares ao se mover, o microtrauma é obtido, o que com o tempo leva a uma mudança na qualidade da cartilagem e sua destruição.
Obesidade
O excesso de peso aumenta significativamente a carga nas articulações da coluna vertebral e das extremidades inferiores. É esse fator que acelera e pesa o curso da coxartrose, a artrose das articulações do tornozelo e do joelho das pernas.
Articulações das articulações
Os processos inflamatórios nas articulações são chamados de artrite e geralmente precedem o desenvolvimento da artrose. A inflamação articular ocorre com reumatismo e artrite reumatóide, com gota e psoríase.
Doenças endócrinas
O diabetes mellitus é um dos fatores mais significativos no desenvolvimento da artrose. Mas outras doenças e condições endócrinas podem ter um efeito negativo. Em particular, as alterações hormonais associadas à menopausa aumentam significativamente o risco de artrose em mulheres maduras.
Violações dos processos metabólicos
As doenças do metabolismo também contribuem para a doença da artrose das articulações. Isso é gota, osteoporose e outros. Os processos metabólicos que ocorrem incorretamente desempenham um papel negativo na absorção de cálcio, síntese de proteínas e outros elementos necessários para preservar a estrutura normal dos ossos, cartilagem, ligamentos, etc.
Distúrbios do suprimento sanguíneo
Aterosclerose, varizes e outros vasos sanguíneos levam a uma violação do suprimento sanguíneo e nutrientes dos ossos e articulações. Devido à falta de nutrição, sua força é reduzida e o risco de artrose aparece.
Hipodinamia
A falta de movimento é prejudicial para todo o organismo e também para o sistema musculoesquelético. A falta de atividade física afeta negativamente o suprimento sanguíneo a órgãos e sistemas individuais e também geralmente leva à obesidade e aos fenômenos congestivos.
Diagnóstico de artrose
A artrose pode ser semelhante a outras doenças que requerem uma metodologia de tratamento diferente. O diagnóstico correto é muito importante para o início oportuno do tratamento da artrose e na escolha da metodologia ideal.
A suspeita de artrose ocorre durante o exame inicial com base em um conjunto de queixas do paciente. Mas isso não é suficiente para estabelecer um diagnóstico preciso.
Um dos métodos mais visuais continua sendo um exame de raios X: as mudanças que ocorrem na articulação são claramente visíveis na radiografia. O grau de alterações visíveis na imagem permite determinar o grau de desenvolvimento da doença.
Além da radiografia, são utilizados exames termográficos, ultrassom, ressonância calculada e magnética.
Outros estudos são realizados para diagnóstico diferencial. Em particular, amostras reumatóides, um exame de sangue detalhado, determinação do nível do ácido úrico, etc.
Tratamento da artrose
Como tratar a artrose?
A principal coisa que deve ser lembrada pelo paciente com artrose: o tratamento deve ser realizado sob a supervisão de especialistas. Com métodos domésticos, a artrose não pode ser curada. Além disso: se a doença já tiver desenvolvido até 2-3 estágios, ela não funcionará para restaurar completamente a articulação afetada.
Tratamento da artrose: medicina
O tratamento da artrose das articulações deve ser abrangente. A base do tratamento medicamentoso são condroprotetores - medicamentos que ajudam a manter sua elasticidade e força que melhoram a estrutura do tecido da cartilagem.
Os condroprotetores estão disponíveis de diferentes formas:
- em cápsulas e comprimidos;
- Em soluções para injeção intramuscular e intra -articular.
Os condroprotetores são especialmente eficazes com um grau precoce de artrose, mas seu uso também é aconselhável no tratamento de estágios avançados da doença.
Para aliviar a dor, vários anestésicos e analgésicos são prescritos na forma de cremes, géis para uso local ou na forma de injeções.
Para aliviar a inflamação na articulação afetada, são utilizados medicamentos anti -inflamatórios não -esteróides baseados em diclofenaco de sódio, ortofeno e metindol.
As cólicas musculares recuam sob a influência de medicamentos miorlaxantes.
Além disso, são prescritos medicamentos que contribuem para a melhoria da microcirculação sanguínea. Como substâncias auxiliares, o uso de vitaminas é possível.
Tratamento da artrose com métodos cirúrgicos

Nos estágios tardios da artrose, quando a articulação já é significativamente destruída e não concedida ao tratamento médico, as operações cirúrgicas na articulação podem ser realizadas.
Tipos de tratamento cirúrgico da artrose:
- Artroplastia, na qual a mobilidade pode ser devolvida à articulação afetada;
- Artrodese destinada a garantir a imobilidade da articulação;
- Ressecção articular, isto é, remoção completa ou parcial dos elementos afetados da articulação;
- As próteses, nas quais as peças danificadas e destruídas são substituídas por elementos artificiais.
Massagem, fisioterapia no tratamento da artrose
O tratamento fisioterapêutico desempenha um papel muito importante na luta contra os sintomas da artrose. O paciente recebe massagem prescrita, laser e terapia magnética, acupuntura e outros tipos de tratamento.
Os cursos de tratamento devem ser repetidos regularmente.
Tratamento de artrose-resort de sanatório
Muitos sanatórios são especializados no tratamento da artrose, especialmente aqueles que estão localizados próximos aos depósitos de lama terapêutica e se especializam em lama.
Pacientes de artrose são indicados por banhos terapêuticos e aquecimento, mas tudo isso deve ser feito sob rigoroso controle médico. Mudlit tem restrições e contra -indicações.
Grau de artrose

Artrose do 1º grau
Os graus precoces de artrose são manifestados por sintomas insignificantes que não podem ser facilmente notados:
- alguma rigidez dos movimentos, especialmente após estar em relativa imobilidade;
- dor no início do movimento, desaparecendo após alguns minutos;
- Raia leve, crocância, clique na junta ao fazer movimentos;
- A dor após e durante o esforço físico, após o descanso, passa.
Na radiografia, pequenas alterações na estrutura da articulação podem ser visíveis, incluindo o aparecimento de pequenos crescimentos ósseos ao longo das bordas da articulação articular e um estreitamento ligeiramente expresso da lacuna conjunta.
Artrose do 2º grau
Com 2 graus de artrose, todos os sintomas parecem mais fortemente:
- restrição mais perceptível da mobilidade articular;
- Com qualquer movimento, uma rachadura e uma crise em uma articulação dolorida são ouvidas;
- A dor para a artrose do segundo grau se torna mais frequente e mais nítida;
- As dores “iniciantes” não desaparecem mais após o início do movimento;
- Na raio x, a deformação da articulação e o crescimento dos osteófitos são claramente visíveis;
- A artrose do segundo grau causa um estreitamento significativo da lacuna conjunta, pode até ser notável para reduzir o membro dolorido.
Com 2 graus de desenvolvimento de artrose, o desempenho é reduzido e alguns tipos de atividade se tornam impossíveis.
Artrose de 3 graus
3 grau de artrose é caracterizado por graves danos à articulação:
- O crescimento do tecido ósseo e o acúmulo de fluido na bolsa articular levam a um aumento na articulação;
- Os movimentos são significativamente limitados, às vezes o paciente é capaz de realizar nada mais do que balançar com o membro afetado;
- A sensibilidade às mudanças no clima aumenta;
- Dor forte praticamente não deixa o paciente em movimento ou em repouso;
- Os músculos ao redor da articulação dolorida são constantemente espasmódicos, devido a distúrbios de poder que começam a se atrofiar gradualmente;
- A lacuna conjunta praticamente não é visível na radiografia, a deformação das superfícies dos elementos articulares é fortemente expressa; A articulação é cercada pelos crescimentos do tecido ósseo, é perceptível a destruição de estruturas intra -articulares e alterações escleróticas nos tecidos circundantes.
Artrose do 4º grau
Apesar da classificação geralmente aceita do desenvolvimento da artrose, consistindo em 3 graus, às vezes o mais grave, 4 graus é distinguido. A artrose deformadora da articulação nesta fase da doença assume a forma mais grave: a articulação é completamente destruída e perde suas funções. Ao mesmo tempo, o paciente experimenta uma dor tão severa que mesmo movimentos menores se tornam impossíveis. A dor não para mesmo com drogas potentes.
Na raiz X, a fusão dos ossos afetados das articulações, a articulação, expressou alterações escleróticas.
Nesta fase, a artrose deformadora só pode ser interrompida por uma operação cirúrgica para próteses a articulação destruída.
Prevenção da artrose

A saúde das articulações deve ser retirada da juventude. A prevenção da artrose está atenta à sua saúde e, em busca de um médico, quando os primeiros sintomas de artrose aparecem, mesmo expressos ligeiramente.
As medidas de prevenção incluem manter o peso corporal em um nível ideal.
Não se envolva excessivamente em esportes traumáticos, treine com diligência excessiva e cargas irracionais. Também é perigoso fazer grandes pausas nos esportes, após o que a carga anterior pode ser destrutiva para as articulações e causar artrose.
É aconselhável fornecer nutrição adequada e racional, excluindo álcool, gordura, alimentos picantes e enlatados. É absolutamente necessário parar de fumar para manter a saúde dos vasos sanguíneos.
Para as mulheres, é sempre relevante para evitar sapatos próximos. E no período da menopausa, é necessário abordar competentemente a questão da terapia de reposição hormonal, para não expor o corpo ao estresse hormonal que pode provocar o desenvolvimento da artrose.
Como as lesões se tornam uma causa comum do desenvolvimento da artrose, ela deve ser evitada o máximo que possível danos aos ossos, articulações e outras lesões.
Exercícios para artrose

A ginástica terapêutica para artrose é muito importante, bem como atividade física suficiente para a prevenção da doença.
Exercícios especiais para artrose são selecionados pelo médico, mas existem algumas recomendações gerais.
- Exercícios para artrose não devem causar dor.
- A intensidade da carga não deve ser grande, quaisquer sobrecargas são prejudiciais.
- Os movimentos são realizados em ritmo lento ou médio, com amplitude moderada.
- A natação é muito útil e aqua-aeróbico em uma piscina quente.
- Os exercícios para artrose devem ser realizados diariamente, sem pausas, por um longo tempo. De preferência sempre.